Primeiro app gratuito de alfabetização para crianças surdas chega ao Brasil

A empresa de tecnologia Huawei lança dia 10 de novembro, a versão em português do aplicativo StorySign, primeira plataforma focada em ajudar crianças surdas em suas experiências de leitura e alfabetização. Gratuito, o app foi criado em 2018 na Europa com auxílio de tecnologias de inteligência artificial e realidade aumentada, e é o primeiro do gênero a ser lançado no Brasil.

O webinar de lançamento acontece terça (10/11), às 10h30, no canal da Huawei Brasil no YouTube, e conta com os convidados Andréa Beatriz Messias Belém, coordenadora geral da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação do Ministério da Educação, Antonio Campos, presidente da Feneis (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos), Atilio Rulli, diretor de Relações Públicas e Relações Governamentais da Huawei Brasil, e Filipe Trigueiro Xavier Correia, vice-presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE) do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Como funciona o StorySign da Huawei

1. O aplicativo StorySign é gratuito e funciona em smartphones e tablets, com suporte a iOS e Android. Está disponível na Huawei AppGallery, App Store ou Google Play Store.

2. O app funciona como um intérprete de Libras para os livros impressos. Após baixar o aplicativo, a criança abre uma das obras habilitadas, aponta a câmera do smartphone para a página e inicia a leitura.

3. Enquanto a criança folheia o livro impresso, um avatar chamado Star aparece na tela do celular para apresentar, em Libras, cada palavra escrita no papel. Além de gesticular, a personagem também faz expressões faciais, fator primordial para a comunicação de surdos.

4. Em cada narrativa, o StorySign ajuda as crianças e os adultos a compartilhar momentos de leitura enquanto aprendem a se expressar de forma bilíngue.

O que é Libras

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma língua de modalidade gestual-visual, por meio da qual é possível se comunicar através de gestos, expressões faciais e corporais. Ela foi oficializada no Brasil em 2002. Segundo a ONU, existem mais de 300 variantes de línguas de sinais no mundo.

Aprenda libras na Rise Academia

Em parceria com a Gamer Squad, estamos iniciando a Rise Academia. Estaremos promovendo aulas de Libras e conteúdo sobre acessibilidade nos esports para a comunidade.

Nosso objetivo é reunir pessoas que trabalham ou acompanham o cenário e promover conteúdos sobre a Comunidade Surda e pessoas com deficiência. A ideia é transformar o cenário num lugar mais inclusivo, desmistificar preconceitos e aprender sobre as línguas de sinais. Preencha o formulário e participe

Fonte

Write a comment